segunda-feira, 15 de julho de 2019

Exercício de fixação: Estado Novo

O OBJETIVO DESTE EXERCÍCIO É TESTAR SEUS CONHECIMENTOS. FAÇA ANTES UMA LEITURA SOBRE O ASSUNTO, DEPOIS RESPONDA AS PERGUNTAS. APENAS CONSULTE O GABARITO COM AS RESPOSTAS NO FINAL DESTA PÁGINA, APÓS RESPONDER TODAS AS QUESTÕES.
1- Sobre o Estado Novo pode-se dizer que os traços marcantes foram a implantação da ditadura; a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP); a formação do Ministério do Trabalho e o controle do movimento sindical através da estrutura corporativista; a construção do trabalhismo enquanto modelo de atuação varguista, elevando Getúlio à condição de líder, guia, estadista e "pai dos pobres". (Mackenzie-SP/2004) Getúlio Vargas pôde, em 1937, inaugurar um novo governo, conhecido como Estado Novo. Sobre esse período, é correto afirmar que:

A) era caracterizado pelo exercício da democracia e das liberdades civis, em repúdioàs idéias comunistas que ameaçavam a nação, dada a intenção desses grupos revolucionários de chegar ao poder por meio de um golpe.
B) diante da ameaça comunista, o Parlamento, as Assembléias Estaduais, assim como as Câmaras Municipais, passaram a legislar e a intervir em diversos assuntos da política nacional.
C) ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações européias, o que representou o início de um período de ditadura.
D) dentro do novo regime, graças à subordinação das corporações sindicais ao Estado, que passou a controlar a ação dos trabalhadores, houve a conquista de direitos trabalhistas, resultado da boa vontade das elites empresariais.
E) a conjuntura econômica internacional contribuiu para a consolidação do Estado Novo, que, diante da crise que ainda persistia no setor cafeeiro, aumentou o seu papel interventor,buscando solucionar o problema das exportações nacionais.
2- Ao mencionar questões sobre política trabalhista invariavelmente realizamos uma conexão com o governo Vargas. (Mackenzie-SP/2000) Sobre a política trabalhista do Estado Novo é correto afirmar que:
A) autorizava a greve e não se inspirava na Carta Del Lavoro, vigente na Itália fascista.
B) embora sendo reconhecidos os benefícios sociais do salário mínimo, da Justiça do Trabalho e da CLT, Vargas manipulava as lideranças sindicais e as relações com o Estado eram caracterizadas pelo paternalismo e pelo intervencionismo.
C) nesse período vigorou um sindicalismo autêntico, livre da figura do “pelego” ou líder sindical manipulado pelo Estado.
D) a criação do imposto sindical trouxe enormes vantagens sociais, não representando um instrumento de subordinação ao Estado.
E) Vargas procurou manter uma postura liberal, não interferindo nas relações capital e trabalho.
3- Ao mesmo tempo em que concedia aos trabalhadores uma série de leis trabalhistas, Getúlio Vargas controlava os sindicatos dando-lhes configurações meramente assistencialistas e recreativas. (UECE-CE/2001) São características da legislação trabalhista estabelecida no período Vargas:
A) A instituição do imposto sindical e a universalização dos direitos trabalhistas e políticos aos trabalhadores urbanos e rurais.
B) O enquadramento dos sindicatos e a concessão de direitos sociais aos trabalhadores urbanos.
C) A incorporação dos trabalhadores rurais à legislação do trabalho e a plena liberdade sindical.
D) O controle dos sindicatos de trabalhadores e o fim dos direitos sociais, como as férias anuais remuneradas.
4- Na casa do beato Pedro Batista em Santa Brígida, na Bahia, D. Pedro II divide um espaço na parede com Getúlio Vargas. Este exemplo caracteriza um tipo de idealização da figura de mitos que ficaram sedimentados na memória popular. Podemos afirmar que Getúlio Vargas potencializou uma imagem de "pai dos pobres", em grande parte devido às(aos):
A) As medidas de caráter populista, atraindo as massas trabalhadoras.
B) medidas revolucionárias introduzidas com a reforma agrária.
C) restrições econômicas impostas aos industriais brasileiros.
D) restrições rígidas impostas à burguesia nacional e internacional.
E)discursos ufanistas disseminados entre os camponeses brasileiros.

5- (UFBA-BA/2000) “O primeiro carnaval institucionalizado do Estado Novo teve como vencedora a Estácio de Sá (Escola de Samba) que, cumprindo as regras estabelecidas pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), trouxe para as ruas um enredo de fundo histórico e nacional, repleto de referências aos heróis da monarquia brasileira. Entendido como mais uma exigência a ser cumprida para vencer a competição anual – como harmonia, adereços, bateria etc. – aparecia o novo quesito do conhecimento histórico.” (Cunha, Maria Clementina Pereira. “Folcloristas e historiadores no Brasil: pontos para um debate” In: Projeto História, São Paulo, (16), fev. 1998, p. 176).
O Trecho acima revela a influência do Estado Novo em uma das mais notáveis manifestações culturais brasileiras, o carnaval. Sobre a política cultural do Estado Novo, pergunta-se: Qual o papel desempenhado pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) no período do Estado Novo?
I- Forte intervenção no processo de industrialização.
II- Divulgar as ações do governo e exaltar a imagem de Vargas.
III- Propagandear a cultura nacional, usada para legitimar o governo varguista.
IV- impunha a censura política, controlava jornais, teatro e rádio.
V- Promover e fomentar as atividades econômicas.
Marque a opção correta:
A) Todas as alternativas estão corretas.
B) Somente as alternativas I e IV estão corretas.
C) As alternativas IV e V estão corretas.
D) As alternativas I,III, IV e V estão corretas.
E) As alternativas II,III e IV estão corretas.
6-Os integralistas acreditavam que teriam apoio de Vargas para tomar o poder. Mas, Getúlio proibiu a existência legal da Ação Integralista Brasileira (AIB). Traídos, os integralistas tentaram derrubar o presidente e saíram derrotados. A qual período da Era Vargas e como denominou-se este episódio ?

A)Revolução de 30. A Intentona Integralista
B)Governo Provisório. A Intentona Integralista.
C)Governo Constitucional. A Intentona Comunista.
D)Estado Novo. A Intentona Integralista
E)Governo Provisório. A Intentona Comunista
RESPOSTAS: 1-C/2-B/3-B/4-A/5-E/6-D

19 comentários:

  1. Isadora M. da Costa P.24 de março de 2010 às 10:28

    Obrigada pelos exercícios! Boa ajuda ^^

    ResponderExcluir
  2. valeeeeeeeeeeu galerinha!! [big big big]

    ResponderExcluir
  3. excelente, mas a inentona comunista foi ja no governo constitucional.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Torcedor botafoguense, a Intentona Comunista ocorreu no governo constitucional não negei esta afirmativa. A questão 6 faz alusão ao episódio da Intentona Integralista ocorrida no período do Estado Novo

    ResponderExcluir
  5. obg vcs salvaram minha...essa foi minha prova de recuperação...

    ResponderExcluir
  6. Muito bons os exercícios. Obrigada, me ajudaram muito!

    ResponderExcluir
  7. Valeram os exercícios. Agradeço.
    Maria Martins

    ResponderExcluir
  8. Valeu !!! Estava atrás de questões para aplicar uma avaliação/

    ResponderExcluir
  9. Oh, Sir Isaac Newton! Por quê essas pessoas são tão desprovidas de cultura e intelectualidade? Como eu gostaria que uma força divina(na qual eu não acredito que realmente exista) ajudasse essa população ignorante, que hoje em dia, infelizmente, está presente em maior número na nossa sociedade. Bem que poderíamos ensiná-los que a educação e o saber são as bases para uma vida prática e bela. Essas pessoas, que infestam nossas áreas não-dominantes em um estado nacional emergente, aumentam seu número a cada dia, como uma verdadeira praga. E o que elas fazem? Forçam-nos a permanecer no mesmo local que elas, abusando de nossa educação, nos enchendo a cabeça de palavras sem sentido, neologismo excedente, e um vasto vocabulário suburbano que afetam nossos ouvidos como a explosão de uma bomba nuclear. Talvez uma bomba nuclear fosse a solução desse problema! Mas se quisermos uma resposta um pouco mais pacífica e menos mortal, seria ela uma boa educação familiar e estudantil na infância/adolescência. Por isso eu imploro: NÃO DEIXEM DE EDUCAR SEUS FILHOS DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL(espero que esse possível seja o bastante...), pois não quero que meus filhos tenham contato com ignorantes, favelizados e pessoas sem educação moral e escolar. Preconceito? Pode até ser. Mas eu vejo como um novo método prático de evolução humana. Sinto-me obrigado(por questões humanamente sociáveis) a agradecer à você por ler isto. Portanto, obrigado.

    Assinatura Virtual: Sheldon Cooper.

    ResponderExcluir
  10. @.@ medo da pessoa acima.

    ResponderExcluir
  11. ótimos exercícios, obrigado.

    ResponderExcluir
  12. alguém pode me dar a resposta da 2 ???????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  13. 6 não é letra D e sim letra C, onde Vargas culpou os comunistas...

    ResponderExcluir
  14. Vlw gente salvo minha nota fui meu trabalho flw

    ResponderExcluir
  15. espero que eu tire uma nota oooooooooooootima

    ResponderExcluir
  16. Sr Sheldon Cooper, isso que o senhor chama de 'IGNORANTES' são apenas pessoas sem força de vontade em seus estudos, se houvesse uma lei que obrigue, essa enorme população da Terra que estudassem o ensino fundamental e o ensino médio, não haveriam tantas pessoas sem oportunidades, a maioria que não fizeram uma faculdade ou algo do tipo, e terminaram os estudos cedo demais, foram para ajudar a sua família que seguiu o exemplo dos mesmos. Eu não tenho preconceito destes e nem o senhor deveria ter, pois, foi praticamente obrigação, o senhor pode até ter daqueles que abandonaram os estudos para viverem a margem da sociedade, vicerem roubando, traficando e o pior viverem viciados em drogas, em vez de estarem com uma ocupação boa, um trabalho digno que os de rendimento tanto psicológico quanto social e econômico. Me desculpe más infelizmente essa é a cultura deles, que não puderam conhecer a nossa. E essa força 'DIVINA' que o senhor diz existe sim, nós mesmos, que sabemos que a educação é boa sim e nos ajudará no futuro. Podemos mostra-los de uma forma boa e legal o quanto isso é verdade, enquanto 'alguns' perdem o seu tempo dizendo 'bulhufas' sobre eles, e está se espalhando, pois, não existem muitas pessoas como eu que tem amor a sociedade. Obrigada. Espero que leia e reflita sobre isso.

    ResponderExcluir