quarta-feira, 12 de abril de 2023

INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS. (Resumão)

INTRODUÇÃO
Influenciados pelos ideais do Iluminismo, as colônias inglesas na América do Norte tornam-se independentes, fato que deu origem a primeira nação livre no continente americano do domínio colonial.
A independência dos EUA foi um processo que iniciou em 1776,  ano no qual as Treze Colônias elaboraram a declaração de separação da Inglaterra e deu início a guerra de independência que estendeu-se até o ano de 1783, quando os ingleses derrotados, reconheceram a soberania de sua ex-colônia.  A originalidade deste acontecimento está no pioneirismo dos Estados Unidos em tornar-se o primeiro país independente da América à adotar uma forma de governo republicano, portanto demonstrando na prática a aplicação dos ideais iluministas. Estes ventos da liberdade atravessaram o Oceano Atlântico e provocarão um furacão revolucionário que varrerá a Europa produzindo modificações profundas na História Ocidental.  


ORIGENS
A Guerra dos 7 anos vencida pela Inglaterra contra a França, trouxe um enorme desgaste político e principalmente econômico à monarquia inglesa. A fim de contornar os prejuízos, a solução adotada foi intensificar a exploração das 13 colônias da América do Norte através da cobrança de impostos. Inicialmente com a Lei do Açúcar que afetava a produção de Run e consequentemente trazia prejuízos ao rentável comércio triangular efetuado pela burguesia colonial  ou seja os colonos destilavam o melaço em bebida alcoólica (Run) que servia de moeda de troca na compra de escravos na África; esses por sua vez, eram vendidos no Caribe e nas colônias do Sul. A Lei do Selo e a Lei do Chá foram outras imposições inglesas que trouxeram descontentamento aos colonos. A Revolta do Chá provocou uma onda de protestos que resultou na depredação de mercadorias inglesas no porto de Boston. Em represália o governo inglês interditou o porto e exigiu o pagamento de pesadas indenizações pelos colonos. As Treze Colônias reagiram redigindo a "Declaração de Direitos - documento que exigia a igualdade entre colonizados e colonos - e impôs boicote comercial à metrópole.


DECLARAÇÃO E A GUERRA DE INDEPENDÊNCIA.
A liberdade no Novo Mundo foi concretizada a partir da Declaração de Independência, redigida por Thomas Jefferson em 4 de Julho de 1776, proclamando a liberdade do país. Inspirada nos ideais do Iluminismo, defendia a liberdade individual e o respeito aos direitos fundamentais do ser humano.
Evidentemente a tensão aumentou e evoluiu para uma guerra. Liderados por George Washington, até então um fazendeiro, e apoiados por França e Espanha, os rebeldes derrotam o exército inglês em 1781. Dois anos depois a monarquia inglesa reconhece a independência dos EUA.

Imagem retratando George Washington atravessando o Rio Delaware, representa o simbolismo da determinação dos colonos na guerra de independência. 









DE COLÔNIA À NAÇÃO.
A Constituição dos EUA foi promulgada em 1787, equilibrando a tendência republicana - que pregava um poder central forte - com a federalista - defensora da autonomia política dos estados. Foi adotado como forma de governo a República federativa presidencialista , com separação dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário e escolhendo seus representantes através do voto popular. O modelo de constituição dos EUA serviu de base para outras nações elaborarem as suas respectivas Cartas Magnas. O primeiro presidente dos EUA foi George Washington, homenageado na nota de um dólar e emprestando seu nome à capital do país.
O processo de indepedência dos EUA colaborou para o fim o Antigo Regime europeu, pois serviu de estímulo a outros  movimentos de independência nas demais colônias da América (inclusive o Brasil) e também contribuí para a deflagação da Revolução Francesa em 1789, marco histórico que determinou o fim da Idade Moderna.


NO BRASIL 
O descontentamento com o Antigo Regime (Regime Colonial) era um fato, diversos movimentos coloniais já delineavam o processo de separação. Contudo alguns historiadores apontam o movimento de carater nativista que mais se aproximou do exemplo do EUA foi a Inconfidência Mineira em 1789. Influenciados pela façanha das colônias da América do Norte um grupo de inconfidentes tentou realizar um movimento semelhante que acabou fracassando.


























                                                                                             A Declaração de Independência dos EUA.


22 comentários:

  1. Respostas
    1. Certo. Percebam que o objetivo desta postagem é mostrar um resumo do resumo e sendo coerente com a natureza de um resumo não existe detalhamento, complemente sua leitura com o livro didático. Grato

      Excluir
  2. não me ajudou em nada mesmo

    ResponderExcluir
  3. Quais as possíveis criticas dos iluministas americanos ao domínio inglês colonial? ME AJUDEM, POR FAVOR!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considerando que os princípios básicos do iluminismo eram:
      a) Universalidade: alcançar a todos os seres humanos;
      b)Individualidade: todos os cidadãos devem ser vistas como pessoas concretas e não uma coletividade;
      c)Autonomia: todos têm o direito de ter sua própria opinião, de se expressar e de adquirir bens por meios de seu trabalho.
      As condições impostas pelo coroa inglesa aos colonos chocavam-se com estes postulados iluministas fato que contribuiu para os colonos embasarem suas justificativas nos ideais iluministas e iniciarem o movimento contra o domínio inglês.

      Excluir
  4. gostei, considerando um resumão valeu !

    ResponderExcluir
  5. me ajudou bastante obrigada (junto com todos os comentarios com conteudo)

    ResponderExcluir
  6. Afffffffffffffffffffffffffffsssssssssssssssssssssssssss quero o texto e n um resumo do resumo do texto...coisa chata viiu!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  7. por favor, qual é o sistema de votação aprovado pela constituição? Por favor descreva-o.

    ResponderExcluir
  8. Ajudou bastante!Pessoas como vc deveria existir mais no Brasil! Esse povo tem resposta de mao baijada e ainda reclama.... PQP SEIS SAO FEIOS D+

    ResponderExcluir
  9. parabens por nao me ajudar com nada kkkk

    ResponderExcluir
  10. Olá , queria saber qual é o sistema de votação aprovado pela constituição americana ?

    ResponderExcluir
  11. A eleição do Presidente nos Estados Unidos é um processo complexo aos nossos conceitos em se tratando do Brasil, pois é realizada por um colégio eleitoral, composta de 538 participantes e obedece ao seguinte critério: cada unidade da federação (os Estados), indica um número de delegados correspondentes à soma de Senadores e Deputados daquele Estado, conforme estabelece o art. 2º da Constituição ( à exceção dos Estados de Maine e Nebraska, o candidato que obtiver mais votos populares em um Estado recebe todos os votos dos delegados daquele Estado). Ai reside um dos percalços do sistema eleitoral dos EUA, pois esse critério já fez com que, por três vezes, o candidato vencedor no voto popular perdesse no colégio eleitoral. Esta anomalia ocorreu também nas eleições majoritárias (presidencial) em 2000, quando o candidato eleito George W. Bush foi vencedor mesmo tendo menos votos populares que seu oponente, Al Gore.
    Trocando em miúdos, o processo eleitoral é, em parte feito pelo voto popular e em parte pelo voto dos delegados. Contudo a escolha formal é a que prevalece e acontece por via indireta, mediante voto de delegados partidários designados por cada um dos Estados que compõem a federação, de acordo com o voto popular ali manifestado.
    Abraços
    Fernando

    ResponderExcluir
  12. Por favos preciso da conclusao

    ResponderExcluir
  13. Me ajudem qual a critica a independência dos eua

    ResponderExcluir