sábado, 15 de outubro de 2011

AO MESTRE COM CARINHO!!


Homenagem aos colegas PROFESSORES E PROFESSORAS que amam o que fazem. 

“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. “
Paulo Freire.

A origem histórica das comemorações do Dia do Professor no Brasil, remonta ao século XVIII, quando no dia 15 de Outubro de 1827, dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila, o Imperador D. Pedro I, baixou o Decreto - Lei Imperial que instituiu a primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar (atual ensino fundamental), a descentralização do ensino, a admissão e remuneração de professores, currículo mínimo etc.

O decreto dizia que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras".

Em 1947, 120 anos após o referido decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor, quando na cidade de São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, quando o período letivo do segundo semestre se estendia de 01 de junho a 15 de dezembro, e apenas 10 dias de férias, quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para aliviar o cansaço.

Um dos professores, Salomão Becker, sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Estava lançada a ideia que se espalhou pelo país.

A celebração foi nacionalmente oficializada como feriado escolar pelo Decreto Federal Nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, assinado pelo então Presidente da República, João Goulart, o qual define a essência e razão do feriado nos seguintes termos:

"Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Como sugestão assistam o vídeo que tornou-se referência sobre o ofício de ser PROFESSOR: ao Mestre Com Carinho (To Sir with love), com Sidney Potier, já bem gasto mas a mensagem é bastante atual:

http://www.youtube.com/watch?v=5oASGAAVy1k

Abraços,
Prof. Fernando



Um comentário:

  1. Chegou o livro mais polêmico e revelador dos últimos tempos!
    = O POMO DE OURO =
    Sinopse: Henrique foi instruído nos mistérios da Maçonaria desde criança e tornou-se um bom Mestre Maçom. Entretanto, por ocasião dos atentados ao World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, Henrique descobriu coisas tão perturbadoras que fizeram ele se afastar da Maçonaria e isolar-se do mundo, até que sua amiga Eva Cristina foi procurá-lo para ajudá-la a decifrar um código que o pai dela havia deixado numa carta antes de falecer em suas explorações arqueológicas. A partir daí, Henrique se vê obrigado a usar de seus conhecimentos secretos da Maçonaria para ajudar Eva a encontrar e devolver a quem de direito um objeto do qual depende o futuro da humanidade: o pomo de ouro.

    Com uma narrativa dinâmica e envolvente para uma trama repleta de mistério, aventura e reviravoltas, o leitor é apresentado a uma série de contradições envolvendo os atentados de 11 de setembro, se torna conhecedor das mentiras da Igreja Católica e dos mais finos mistérios da Maçonaria, além de ficar a par da interpretação contundente de um conjunto de profecias que parece estar se concretizando a todo o momento em nosso tempo.

    Realidade? Ficção? O Pomo de Ouro é a leitura mais intrigante, polêmica e misteriosa dos últimos tempos. Um livro único e imperdível!

    LEIA 07 CAPÍTULOS DO LIVRO GRATUITAMENTE NO BLOG:
    http://opomodeouro1.blogspot.com/

    ResponderExcluir