quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Exercícios Roma - Império.


Respostas das questões da página 147 - Livro didático.

1- Quais foram as principais medidas de Otávio Augusto para fortalecer seu poder?
A princípio, Otávio manteve o Senado que era uma instituição símbolo da República. Mas, logo o poder concentrou-se em sua pessoa, embora o Senado nunca tenha desaparecido. Otávio recebeu títulos como o de Imperador e foi aclamado de Augusto, título reservado às divindades. Governou durante 40 anos, ao longo dos quais promoveu reformas na sociedade romana, destituiu senadores corruptos, perdoou dívidas dos camponeses com o Estado, criou o tribunal de pequenas causas, distribuiu alimentos aos pobres e incentivou espetáculos públicos.

2- Como a política do "pão e circo" foi consolidada no governo de Otávio Augusto?
As festas e espetáculos patrocinadas pelo governo de Otávio serviam para manter ocupada a população pobre e desempregada. Foram construídos anfiteatros para a realização de diversos espetáculos. No Coliseu, organizavam-se as lutas dos gladiadores; no Circo Máximo, havia corridas a pé, a cavalos e de bigas (espécie de carroça), além das termas, teatros, jogos de azar e grandes festas em homenagens aos generais vitoriosos.

3- Após a morte de Otávio Augusto quais o problemas políticos mais graves do Império Romano?
O império atravessou um período de turbulência política provocada por disputas sangrentas ao poder. Traições, conspirações e assassinatos eram comuns entre os imperadores. Entre os quais Calígula, um devasso, louco e sanguinário, além de Nero um inepto e perturbado mental que trouxeram o caos ao Império. O quadro mudou quando o general Vespasiano assume o trono e apaziguou o Império.

4-A Escreva um texto sobre a "Pax romana".
Nesse período, a produção literária e artística assumiu características tipicamente romanas, deixando de lado a influência gregas (helenismo) a exemplo das obras de Virgílio e Cícero. A arquitetura também inovou com a invenção de arcos sustentados por pilares (arcos romanos) o que permitiu a construção de pontes e aquedutos (canais para transporte da água). A descoberta do cimento impulsionou a construção de grandes edificações. Na política a paz romana representou um período de calmaria em diversas regiões do império e isso foi possível em virtude da prosperidade econômica e ao controle militar da fronteiras, que impedia a entradas de povos invasores.

5-Descreva as características gerais da religião dos romanos anterior à difusão do cristianismo.
A religião cumpria diversas funções na vida dos romanos. Havia práticas domésticas de adoração aos antepassados e aos deuses e deusas que podiam oferecer proteção, prosperidade e boas colheitas. Em paralelo havia os cultos públicos nos santuários erguidos aos diversos deuses. Os sacerdotes tinham importância política e serviam de consultores em diversos assuntos do governo. Muitas divindades tinham origem grega que recebiam uma nova denominação pelos romanos como por exemplo a deusa da sabedoria a Atena (grega) era a Minerva (romana).

6-Quais as características do cristianismo e por que vários imperadores romanos perseguiam seus adeptos?
O cristianismo baseia-se nos ensinamentos de Jesus, que teria vivido na Palestina no séc. I, na época uma remota província romana. Seus seguidores - os cristãos - acreditavam que Jesus é o filho de Deus, enviado à Terra para pregar o amor ao próximo e redimir a humanidade dos seus pecados. As autoridades romanas não admitiam que se atribuísse caráter divino a outras pessoas que não aos imperadores, motivo pelo qual passaram a perseguir os cristãos. Além disso pregar o amor universal, sem distinção entre ricos e pobres, senhores e escravos, era uma das bases do cristianismo, mas isto desconstruía e chocava-se com os postulados romanos entre os quais estava a estabilidade social, baseada na escravidão. Esses, em tese, teriam sido os motivos para a condenação de Jesus à crucificação.   

7-Quais foram as duas medidas cruciais para Roma tomadas pelo imperador Constantino?
Duas decisões de Constantino se tornaram historicamente muito importantes. A primeira foi em 313 d.C., ao decretar o fim das perseguições religiosas e conceder liberdade de culto aos cristãos. Isso aproximou definitivamente o cristianismo do Império Romano e permitiu a formação de uma igreja católica e romana. A segunda foi a transferência da capital do Império de Roma para Bizâncio ou Constantinopla (atual Istambul, Turquia) cidade que tornaria posteriormente a capital do Império Romano do Oriente.

8- Faça uma síntese sobre as invasões do império Romano, definia os povos invasores, por que invadiram e como eram considerados pelos romanos?
A maioria dos povos que invadiram o Império Romano do Ocidente era de origem germânica. Antes das invasões estes povos habitavam a parte leste do império. O movimento em direção ao Império foi provocado por dois fatores: por um lado, as incursões dos hunos que empurraram diversos povos germânicos a migrar para dentro das fronteiras do império romano, em alguns casos à procura de proteção; por outro lado, a crise interna do império enfraqueceu as defesas militares das áreas de fronteira, facilitando a penetração de vários povos estrangeiros que para os romanos eram denominados de "bárbaros" que significa os "não romanos".