segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

A Reforme Protestante


Contexto.


As transformações no processo de transição do feudalismo para o capitalismo, também atingem a cultura religiosa da Igreja. Novos tempos, novas crenças e uma outra visão da fé católica, em meio ao turbilhão de mudanças alguns religiosos inconformados propuseram que também era a hora de revolucionar a fé.
Em meados do século XVI desencadeou-se, a partir de membros da própria igreja católica, um movimento inicialmente de caráter religioso, mas que posteriormente teve repercussões políticas e econômicas. Conhecido como Reforma Protestante este movimento contestará a estrutura e os dogmas da milenar Igreja Católica resultando na "grande cisma do ocidente". Em paralelo com o Renascimento e a formação das Monarquias Nacionais europeias, a Reforma Protestante expressará a necessidade de adequação da religião aos interesses do sistema capitalista.


Os antecedentes.


Lutero afixa as 95 teses e revoluciona a fé. 
A fim de nos situarmos vamos pincelar alguns pontos importantes: A mentalidade, a burguesia e a formação das monarquias nacionais. Vamos começar pela mentalidade da época. No final da Idade Média, a população europeia convivia com o persistente medo dos castigos reservados aos pecadores, cujo destino era o inferno. Encontrar satanás era a ultima coisa que as pessoas tementes a Deus pretendiam. Esta angústia que atormentava corações e mentes na época era difundida pela própria Igreja, entretanto na prática o discurso era outro. Enriquecendo com a venda de indulgências (o perdão dos pecados) os membros do alto clero viviam no luxo e  praticavam a avareza (apego aos dinheiro e acúmulo de riqueza), o que contrariava a doutrina cristã e provocava profundo descontentamento de alguns dentro da Igreja.
Outro ponto diz respeito a formação da burguesia, até então a tímida "nova classe burguesa" formada pelos comerciantes estava insatisfeita com as atitudes eclesiásticas. Apesar de viver no luxo e na riqueza, a Igreja condenava a usura (empréstimo de dinheiro a juros) e o lucro em geral praticado pelos comerciantes, com essa postura a doutrina católica feria de morte a alma do negócio burguês e freava o desenvolvimento das atividades comerciais e bancárias. Na visão da burguesia era necessário um basta!
A formação das monarquias nacionais foi o terceiro ponto. A partir do estabelecimento das áreas de fronteiras na Europa, percebeu-se que a grande proprietária de terras era a Igreja e passou a ser vista como um poder externo interferindo nos assuntos nacionais das monarquias. Os atritos entre os reis e o papa passaram a ser constantes e resultavam, via de regra, em conflitos armados. Na ótica dos monarcas era necessário uma mudança de procedimento da Igreja, ou seja, menos interferência nos assuntos políticos das monarquias.






Os nomes da Reforma.
Calvino 
Muito antes do movimento reformista acontecer, vários religiosos fazem críticas à Igreja denunciando John Wycliffe (na Inglaterra), Jan Huss (na Boêmia - região da Alemanha)  e Zwinglio  na Suíça. E claro, os mais renomados:  Martinho Lutero, na Alemanha e João Calvino, francês que fixou-se na Suíça. Em geral eram as propostas em comum dos principais reformistas: condenavam a venda de indulgência, a opulência do clero, o afastamento dos ensinamentos cristãos.e favoráveis ao confisco dos bens da Igreja. Neste contexto, surgem os nomes que impulsionarão a reação contra os desvios da Igreja. No séc. XV, destacam-se precursores como Wyclife, nas suas acusações à Igreja traçava um paralelo entre a pomposidade das vestes dos clérigos e a simplicidade dos trajes de Jesus. Sua pregação incitava a igualdade entre os homens e atingiu em cheio a multidão de camponeses que entendeu perfeitamente  mensagem, fato que gera inúmeras revoltas pela Inglaterra.
  
Estas propostas dos "protestantes" chamaram a atenção tanto dos reis quanto da burguesia, pois encaixavam-se perfeitamente aos seus interesses políticos e comerciais respectivamente. Portanto burguesia e rei viam na Reforma uma possibilidade de mudar o poder a seu favor e contra o domínio da Igreja.


Lutero.
Martinho Lutero
"Trazei o dinheiro!! Salvai vossos antepassados. Assim que o dinheiro tilintar em nossa caixa, suas almas passarão imediatamente ao paraíso", este anúncio fazia parte da pregação da venda de indulgências na Alemanha e presenciado por Lutero. A indignação do monge agostiniano chegou ao limite em 1517, quando afixou na porta da catedral de Winterberg 95 teses condenando as práticas da Igreja. Chamado para retratar-se das suas "heresias", Lutero não renegou suas teses e terminou sendo excomungado pela Bula papal (documento do Papa que o condenou). Em represália Lutero queima a Bula em público e destila ácidas críticas ao estado de coisas que infectavam a Igreja, a começar pelo seu líder, o papa. Acusava o papa e o alto clero pela exploração da boa fé dos fiéis através da prática de sinomia, ou seja o comércio de artigos e serviços religiosos vendidos como relíquias sagradas, mas em verdade não passavam de falsificações. A esse respeito, em sua obra O Elogio da Loucura, Erasmo de Roterdã escreveu: "Que diria São Jerônimo se pudesse ver o leite da Virgem exibido por dinheiro, recebendo tanta veneração quanto o corpo sagrado de Cristo. (...) Aqui temos o capuz de São Francisco , ali a saia de Nossa Senhora, ou o pente de Santa Ana... e tudo pela avareza dos padres e hipocrisia dos monges que brincam com a credulidade do povo".




A Venda das Indulgências tornou-se um negócio lucrativo.
Além é claro, da venda das Indulgências*, corrupção, libertinagem e falta de instrução do clero, formado em sua maioria por padres e nobres ricos que compravam cargos religiosos sem ter nenhuma formação para exercício do sacerdócio.  

*As indulgências eram uma espécie de "título da salvação", que na prática foi uma forma da Igreja arrecadar dinheiro comercializando-as e dando como contrapartida ao seu portador o perdão dos pecados, livrando sua alma do inferno e garantindo um lugar no céu. 


As bases da Doutrina.

Após a excomunhão exilado na região da Saxônia e protegido pelos príncipes alemães, Martinho Lutero desenvolve as bases da sua doutrina tomando como referência os princípios dos dois grandes teólogos da Igreja católica, no caso Santo Agostinho sobre a predestinação e de Santo Tomas de Aquino, a respeito do livre-arbítrio. Afirmava Lutero que a única saída para salvação é a fé, não havendo necessidade de intermediários (ou seja, o papa e o clero) entre Deus e o homem, portanto deveria o clero ser extinto. Além disso, o luteranismo, defendia a tradução da bíblia para o idioma local, a interpretação do livro sagrado pelos fieis e a submissão da Igreja pelo Estado.  Perceba que esta último conceito casava com os interesses dos governantes, principalmente a nobreza alemã, pois vislumbravam nesta a possibilidade de desvincular-se do alcance de poder do papa e acabar com a intromissão papal nos assuntos de Estado. A Igreja pressiona o imperador Carlos V, e em 1521 ocorre a Dieta de Worms, uma assembleia que condenou Lutero por heresia.  Ainda assim, o protestantismo continuou atraindo a simpatia dos nobres alemães. Tanto que, em 1529, a Dieta de Spira concede tolerância religiosa ao movimento luterano, mas impedia sua expansão. Esta limitação imposta pela Dieta de Spira gerou protestos dos nobres, é daí que vem o termo "protestantes". Somente em 1555, após anos de luta, foi firmado a Paz de Augsburgo que consolidou a liberdade religiosa ao protestantismo. Os bens da Igreja foram confiscados pelos nobres alemães, abrindo as portas para adoção do movimento religioso em outros Estados como a Dinamarca, Suécia e Noruega.


Os Anabatistas e os Calvinistas.


A expansão do movimento protestante foi rápida. 
As transformações do protestantismo não foram apenas de ordem geográfica, outros movimentos reformistas pretendiam provocar mudanças ainda maiores na sociedade, entre estes estava o que ocorreu em 1524: a revolta camponesa liderada pelo ex-discípulo de Lutero, Thomas Munzer, cujo seguidores conhecidos por anabatistas defendiam a utilização da revolta armada para acabar com a propriedade privada e a distribuição igualitária das riquezas. Lutero ficou do lado dos nobres (seus protetores), ao incentivar à repressão aos anabatistas resultando na execução de Munzer e pondo fim ao movimento. A Suíça foi sacudida pela Reforma através de Zwinglio, estudioso do luteranismo, propunha uma doutrina ainda mais radical. Em 1529 inicia-se uma briga entre católicos e protestantes que durou dois anos e ao final Zwinglio morre. Alguns anos depois, chegou a Suíça o religioso francês João Calvino, cujo nome emprestou a doutrina conhecida como Calvinismo. As particularidades deste movimento reformista são:
  • Reconhecia os princípios da predestinação - segundo o qual apenas alguns estão destinados à salvação, ou seja Deus escolhe quem será salvo. 
  • Justificava a salvação pela fé. 
  • Defendia o trabalho como fonte de salvação, via com bons olhos as atividades comerciais e bancárias, encorajando-as junto aos fiéis.
Importante observar que ao adequar a moral religiosa aos interesses da burguesia o Calvinismo encontrou grande aceitação em outros Estados europeus como na Inglaterra, onde os seguidores eram chamados de puritanos, na Escócia (de presbiterianos) e na França (de huguenotes).  


A Reforma na Inglaterra.

Henrique VII 
A reforma inglesa tem sua particularidade no contexto do movimento protestante, pois foi iniciada pelo rei Henrique VIII. A pretensão do rei era tomar para si o poder que a Igreja católica tinha na Inglaterra e vislumbrou em uma mulher a chave para executar o seu plano. Ao argumentar que após 18 anos de matrimônio com Catarina de Aragão (rainha espanhola) não havia lhe dado um herdeiro homem situação que colocava em risco a sucessão real inglesa, pediu ao papa a anulação do casamento. Esta petição de Henrique VIII criou enorme tensão com a Santa Sé. Via de regra o pedido seria atendido, porém o papa mais identificado com os interesses da monarquia espanhola nega o pleito do rei inglês. Inconformado, Henrique VIII rompe com a Igreja católica e é excomungado pelo papa. Em 1533, o parlamento inglês aprovou o divórcio do rei e este casou-se com uma dama da corte, chamada de Ana Bolena. No ano seguinte, Henrique VIII outorga o Ato de Supremacia confiscando os bens da Igreja e muitas propriedades eclesiásticas são fechadas, ao mesmo tempo em que funda a Igreja Anglicana, da qual é o líder religioso, neste aspecto vem a particularidade da reforma inglesa, o movimento de enfrentamento com a Igreja católica partiu do rei e não dos religiosos e teve vertente claramente mais política do que religiosa.
Contudo, a nova doutrina fundada pelo rei inglês não ficaria inume aos conflitos. Embora as propostas assemelhassem às do catolicismo foram duramente criticadas pelos puritanos, seguidores do Calvinismo na Inglaterra, situação que resultou em sérios embates.


A Contrarreforma.

Concílio de Trento discute e aplica as mudanças na Igreja
Podemos definir a Contrarreforma como o movimento de reação da Igreja católica à expansão das doutrinas protestantes.  O Concílio de Trento, convocado pelo papa  Paulo III trouxe algumas melhorias ao catolicismo, contudo reafirmou os dogmas católicos e condenou os movimentos protestantes. As reforma internas foram: Regular as obrigações do clero e conter o excesso de luxo praticado por membros da Igreja.
O instrumento de coação aos protestantes foi a instauração da Inquisição ( espécie de tribunal religioso com poder de sentenciar à morte os hereges) uma verdadeira "caça às bruxas".
O Index, foi uma providência adotada pelo Concílio de Trento para conter a proliferação de ideias profanas ao catolicismo, para tanto havia uma lista de livros proibidos aos católicos ou Index Librorum Prohibitorum. 
Embora não tenha conseguido êxito em acabar com o protestantismo, a Contrarreforma estancou sua expansão. Mas, no quesito disseminação da fé católica pelo Novo Mundo a empreitada foi exitosa, a partir do trabalho realizado pelas ordens religiosas, principalmente pela Companhia de Jesus ou jesuítas (símbolo está na imagem abaixo, a direita), fundada em 1534 por Inácio de Loyola conseguiu ampliar territorialmente a fé católica, inclusive aqui no Brasil. É graças ao trabalho de evangelização praticado pelos jesuítas que a América Latina atualmente é considerada o continente com maior número de adeptos do catolicismo.

         
 












A imagem ao lado retrata a Inquisição em Lisboa, muitos arderam na fogueira. O tribunal do Santo Ofício serviu como instrumento de repressão pela Igreja católica aos que professassem outra fé ou contrariassem o pensamento da Santa Sé.