terça-feira, 5 de abril de 2011

Exercícos de Fixação Revolução Francesa

Vamos verificar o que aprendemos!! As respostas estão no final.

1-Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que:

a) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.
b) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
c) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados "sans-culottes".
d) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso econômico da França.
e) abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.

2-O motivo pelo qual o conjunto de mudanças políticas que resultou na implantação do regime republicano na França, no século XVIII, pode, genericamente, ser classificado como uma revolução burguesa, é o fato de que nesse processo:

a) a estrutura social francesa viu-se reduzida a uma polarização entre o bloco de apoio ao antigo regime - no qual se encontravam a aristocracia, os camponeses e os trabalhadores urbanos - de um lado, e o bloco de apoio à república operário-burguesa, de outro.
b) a burguesia conseguiu a adesão ideológica da aristocracia, especialmente no que respeita à "abertura das carreiras públicas aos talentos individuais", o que possibilitou a ascensão de seus representantes ao poder do Estado.
c) o comando da burguesia desde o início se revelou como irrefutável, uma vez que ela colocou a serviço de seus objetivos revolucionários os mais variados setores da população, - liderando assim uma restauração do Antigo Regime.
d) as vanguardas operário-camponesas colocaram-se ao lado da burguesia, pois tinham claro que suas reivindicações somente alcançariam um patamar de conseqüência numa sociedade em que as relações burguesas de produção já estivessem desenvolvidas.
e) os resultados políticos das sucessivas convulsões sociais geradas nos quadros da crise do estado monárquico francês foram, ao final, capitalizados pela burguesia, que pôde assim dar início à viabilização de seus interesses políticos e econômicos.


3-Na Revolução Francesa, foi uma das principais reivindicações do Terceiro Estado:

a) a manutenção da divisão da sociedade em classes rigidamente definidas.
b) a concessão de poderes políticos para a nobreza, preservando a riqueza dessa classe social.
c) a abolição dos privilégios da nobreza e instauração da igualdade civil.
d) a união de poderes entre Igreja e Estado, com fortalecimento do clero.
e) o impedimento do acesso dos burgueses às funções políticas do Estado.


4- "Mesmo se o alvo perseguido não tivesse sido alcançado, mesmo se a constituição por fim fracassasse, ou se voltasse progressivamente ao Antigo Regime, ... tal acontecimento é por demais imenso, por demais identificado aos interesses da humanidade, tem demasiada influência sobre todas as partes do mundo para que os povos, em outras circunstâncias, dele não se lembrem e não sejam levados a recomeçar a experiência." (Kant, O CONFLITO DAS FACULDADES, 1798). O texto trata:

a) do iluminismo e do avanço irreversível do conhecimento filosófico; revelando-se falso nos seus prognósticos sobre o futuro político- constitucional.
b) do retorno do Antigo Regime, na Europa, depois do fracasso da Revolução francesa, revelando-se incapaz de vislumbrar o futuro da história.
c) da Revolução Francesa, dos seus desdobramentos políticos e constitucionais, revelando a clarividência do autor sobre sua importância e seu futuro.
d) da Revolução inglesa, do impacto que causou no mundo, com seus princípios liberais e constitucionais, revelando-se profético sobre seu futuro.
e) do despotismo ilustrado, dos seus princípios filosóficos e constitucionais e de seu impacto na política européia, revelando caráter premonitório.


5-A "Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão", da Revolução Francesa, traz o seguinte princípio: "Os homens nascem e se conservam livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ter por fundamento o proveito comum". Tal princípio é decorrente:

a) da incorporação das reivindicações da classe média por maior participação na vida política.
b) do reconhecimento da necessidade de assegurar os direitos dos vencidos, sem distinção de classes.
c) da incorporação dos camponeses à comunidade dos cidadãos com direitos sociais e políticos reconhecidos na lei.
d) da crença popular na perspectiva liberal burguesa de que a Revolução fora feita por todos e em benefício de todos.
e) da determinação burguesa de levar avante um processo revolucionário de distribuição da propriedade privada.

6- No contexto da Revolução Francesa, a organização do Governo Revolucionário significou uma forte centralização do poder: o Comitê de Salvação Pública, eleito pela Convenção, passou a ser o efetivo órgão do Governo... . Havia ainda o Comitê de Segurança Geral, que dirigia a polícia e a justiça, sendo que estava subordinado ao Tribunal Revolucionário que tinha competência para punir, até a morte todos os suspeitos de oposição ao regime. O conjunto de medidas de exceção adotadas pelo Governo revolucionário deram margem a que essa fase da Revolução viesse a ser conhecida como:

a) os Massacres de Setembro.
b) o Período do Terror.
c) o Grande Medo.
d) O Período do Termidor.
e) o Golpe do 18 de Brumário


7-A Revolução Francesa representou um marco da história ocidental pelo caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime. Dentre as características da crise do Antigo Regime, na França, está:

a) a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia contra os privilégios do clero e da nobreza.
b) o desequilíbrio econômico da França, decorrente da Revolução Industrial.
c) a retomada da expansão comercial francesa, liderada por Colbert.
d) o apoio da monarquia às sucessivas rebeliões camponesas contrárias à nobreza.
e) o fortalecimento da monarquia dos Bourbons, após a participação vitoriosa na guerra de independência dos E.U.A







Respostas:1-c,2-e,3-c,4-c,5-d,6-b,7-a

29 comentários:

  1. isso e de que serie pq eu sou do 5º ano e sei td isso .............

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    1. bom pra vc e nossa se é de que escola? Porque 4ª série não aprede Revolução Francesa!!

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    2. Nossa que bom pra você ,mais então já que você já sabe "tudo" sobre revolução Francesa , acho que agora você só precisa aprender a mentir menos , e-ou ser um pouco mais humilde, seu Otario.. Vlw flw . ;)

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    3. a matéria é praticamente do ensino médio o cara fala q sabe no 5 ano sabe nem mentir

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    4. 5º ano? Nossa, e eu me gabando por saber disso no 6º ano

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    5. To no oitavo ano, e to começando a ver esta matéria... Acho que houve um engano ae...

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  2. que massa assim nao precisamos estudar no livro.Alef

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  3. :D To estudando bastante para recuperação :B

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  4. Muito bem continue estudando que terás sucesso na prova!!

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  5. amanha eu tenho prova...
    vo me ferraaaa...

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  6. issooo éé da 7ºsérie ?e
    q sacooo odeioo historiia

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  7. Nossa ,a minha professora passou essas questoes como trabalho , achei as respostas hahahaha *-*

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  8. Eu não entendo nada de história muito chato, e ainda mais com um prof que tenho.

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  9. amanha tenho prova to me acabando de estudar ...Ufa bom q aki tem tudo pronto assim é mais facil :P

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  10. Você pode mostrar porque as outras alternativas da numero 5 estão erradas?

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  11. passem a resposta da um

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  12. Achei muito interessante, esclareceu muitas duvidas. Obrigado.

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  13. ai galera, aproveitem enquanto é tempo... na época do ensino fundamental não dei importância para a Histórias.. agora ela me faz falta na Faculdade.. então nao percam tempo e aproveitem os professores.. suguem ao máximo o conhecimento deles.... estudar é chato, mas compensa e muito financeiramente....

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  14. a resposta do 6 está mesmo correta?? achei que fosse "grande medo" também "terror" e não "o período do terror". Pelo menos foi assim que eu aprendi.

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    1. Está correta sim! O grande medo foi logo após a queda da bastilha,onde o povo começou a matar e tomar os bens da nobreza e do clero.Já o `terror` ou ´o perido do terror` ou `terror jacobino` são as mesmas coisas.

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  15. velho isso foi o meu teste que a professora de História passou pra mim e foi estas pergunta tudo na ordem certinha ela falou que eu podia fazer em casa eu vim aqui e percebi que ela pegou o teste todo pela internet vou tomar os três pontos.

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  16. meu professor passo um questionario de 50 questoes e td na internet tira aql 10

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  17. socorro! Alguém me ensina a gostar de históriaaa?

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