quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Exercício Roma

ESTE EXERCÍCIO ABRANGE APENAS ORIGENS, MONARQUIA E REPÚBLICA.  

PARTE I - QUESTÕES DISCURSIVAS - (Verifique as respostas no final da página)

1- A respeito da localização geográfica, onde estava localizada Roma?
2- Explique a origem lendária e histórica de Roma,
3- Quais as fases da história política de Roma?
4- Como podemos caracterizar o poder político no período da monarquia?
5- Sobre a estrutura da sociedade romana na fase da Monarquia, como estava dividida?
6- Caracterize os segmentos sociais que compunham a sociedade no período monárquico.
7- Explique as características gerais da República romana.
8- Quais as atribuições do Senado?
9- Em linhas gerais como estava estruturada o poder político na República?
10- Roma e Cartago pegaram em armas e foram a guerra. Qual o motivo das Guerras Púnicas?  



PARTE II - QUESTÕES OBJETIVAS -  (Verifique as respostas no final da página)
1- Assinale a alternativa correta. Em relação as fases da História política de Roma podemos afirmar que divide-se em:
a) Monarquia e Republica.
b) Monarquia, República e Império.
c) Tirania, República e Império.
d) Monarquia, República, Império e Democracia.
e) República, Império e Democracia.

2- Leia o texto:

"Os homens que combatem e morrem por Roma, têm o ar, a luz e mais nada (...). Lutam e perecem para sustentar a riqueza e o luxo de outro, mas embora sejam chamados senhores do mundo, não têm um único torrão de terra que seja seu." (Tibério Graco - Perry Anderson, PASSAGEM DA ANTIGÜIDADE AO FEUDALISMO, pág. 60)
Os irmãos Tibério e Caio Graco, Tribunos da Plebe romana, pretendiam:

a) limitar a área de terras públicas ocupadas por particulares e distribuí-las aos mais pobres.
b) limitar a área de latifúndios e distribuir as terras públicas aos Patrícios.
c) limitar o direito de cidadania romana aos habitantes da região de Roma.
d) limitar a expansão territorial derivada de urna prolongada política de conquista e anexação de terras.
e) limitar a desapropriação dos latifúndios e estabelecer propriedades coletivas.


3- Foi junto com Crasso e Pompeu um dos triúnviros do governo em Roma. Promoveu várias reformas, construção de estradas e a reformulação do calendário. Empreendeu várias e venceu várias guerra. Tentou reduzir o poder do Senado, mas isto lhe custou a vida. Nas escadarias do senado foi assassinado em 44 a.C. e entre seus algozes estava seu filho adotivo. Estamos nos referindo a qual personagem da história política de Roma?

a) Júlio César.          b) Diocleciano.            c) Teodósio.          d) Constantino.            e) Augusto.


4-A implosão do império Romano deveu-se basicamente a qual fator?
a)Às transformações ocorridas na agricultura romana em decorrência da expansão militar no Mediterrâneo, quando a agricultura para exportação arruinou a pequena propriedade. 
b) às transformações econômicas que assinalaram a decadência da exploração coletiva do solo e a restauração da propriedade privada da terra durante o período da Realeza.
c) Atribui-se como principal causa da decadência a crise no sistema Escravista.
d) Devido a divisão do Império em Ocidente com capital em Roma e Oriente com capital em Bizâncio, enfraquecendo o controle dos imperadores sobre as fronteiras do império.
e) N.D.A


5- O império romano agonizava, ainda no século IV, os romanos assistiram às primeiras levas de bárbaros cruzarem as fronteiras do império à procura de terras para o cultivo e o pastoreio. Teodósio, em seu governo, preocupado em melhorar a administração e salvar o império, em 395 adota a seguinte medida:

a) Divide o império romano em: do Ocidente, com capital em Roma e do Oriente, com capital Constantinopla. b) Adota o cristianismo como religião oficial a fim conseguir maior quantidade de adeptos para o seu governo. c) Institui a Paz Romana, uma trégua com objetivo de diminuir a tensão nas fronteiras e evitar as invasões.
d) Empreende uma das maiores campanhas militares da história romana para reprimir as invasões bárbaras.
e) N.D.A

6- (FUVEST) A civilização ocidental contemporânea apresenta traços marcantes que revelam o legado cultural da civilização romana. A respeito da herança cultural romana assinale a alternativa correta.                              a)-O idioma usado pelos romanos - o latim - que deu origem às chamadas línguas germânicas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental.
b)- O idioma usado pelos romanos - o latim - que deu origem às chamadas línguas neolatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental.
c)-O idioma usado pelos romanos - o italiano - que deu origem às chamadas línguas neolatinas, e o Direito Romano, que constituiu a base da legislação ocidental.
d)- O idioma usado pelos romanos – o italiota - que deu origem às chamadas línguas inglesas, e o Direito Penal, que constituiu a base da legislação ocidental


GABARITO : Parte I e II
Parte I:

1- Localizada na Península Itálica, no continente europeu.
2- Segundo a lenda os gêmeos órfãos Rômulo e Remo foram amamentados por uma loba, até que um pastou os encontrou e os criou. Já adultos Rômulo e Remo retomam o controle do Lácio e em troca recebem terras nas margens do Rio Tibre. A partir deste episódio iniciam fundação de Roma. Em uma disputa matou Remo e tornou-se o primeiro rei de Roma.
Entretanto pelas pesquisas históricas sabe-se que a região do Lácio era habitada por povos pastores que, para se defenderem de possíveis invasões, se estabeleceram nas colinas próximas ao rio Tibre. Sentindo-se ameaçados, os latinos se uniram sob a liderança de uma das aldeias, Roma. Roma foi dominando todos os povos da península, unificando-os sob seu poder.
3- Monarquia, República e Império
4- O poder estava centralizado nas mãos do rei que era escolhido pela Assembléia Curial, o cargo era vitalício, exerciam a função de juiz, sacerdote e militar, mas tinham o poder limitado pelo Senado.
5- Patrícios, clientes, plebeus e escravos.
6- patrícios — Eram os aristocratas, os grandes proprietários de terras, os únicos que podiam ocupar cargos políticos, religiosos e militares. Eram a elite da sociedade.
clientes - Eram os plebeus apadrinhados por patrícios aos quais deviam obediência, geralmente prestavam serviços não braçais .
plebeus — homens livres, mas considerados estrangeiros; não tinham direitos políticos. Eram pequenos agricultores, pastores, comerciantes e artesãos. Constituíam a maioria da população.
escravos — em número reduzido, originados dos povos conquistados eram considerados "coisa" (res).
7- República significa "coisa de todos". Regime no qual o governante exerce o poder por tempo determinado. O Senado concentrava poder a ponto de ter controle das ações do governante. As pricipais estruturas de poder na República eram o Senado e as Assembléias.
8-
O Senado era o órgão que detinha maior poder, composto de senadores vitalícios. Eram suas atribuições: elaborar as leis, cuidar das questões financeiras e religiosas, conduzir a política externa, administrar as províncias, participar da escolha do ditador.


9- A República estava assentada no poder político do Senado e das Assembléias. 


10- O choque de interesses entre Roma e Cartago pelo controle do comércio marítimo do Mediterrâneo.


 Parte II
1-B; 2-A; 3-A;4-C;5-A;6-B





Nenhum comentário:

Postar um comentário