Homenagem aos colegas PROFESSORES E PROFESSORAS que amam o que fazem.
“Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. “
Paulo Freire.
A origem histórica das comemorações do Dia do Professor no Brasil, remonta ao século XVIII, quando no dia 15 de Outubro de 1827, dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila, o Imperador D. Pedro I, baixou o Decreto - Lei Imperial que instituiu a primeira Lei Geral relativa ao Ensino Elementar (atual ensino fundamental), a descentralização do ensino, a admissão e remuneração de professores, currículo mínimo etc.
O decreto dizia que "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras".
Em 1947, 120 anos após o referido decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor, quando na cidade de São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, quando o período letivo do segundo semestre se estendia de 01 de junho a 15 de dezembro, e apenas 10 dias de férias, quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para aliviar o cansaço.
Um dos professores, Salomão Becker, sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Estava lançada a ideia que se espalhou pelo país.
A celebração foi nacionalmente oficializada como feriado escolar pelo Decreto Federal Nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, assinado pelo então Presidente da República, João Goulart, o qual define a essência e razão do feriado nos seguintes termos:
"Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
Como sugestão assistam o vídeo que tornou-se referência sobre o ofício de ser PROFESSOR: ao Mestre Com Carinho (To Sir with love), com Sidney Potier, já bem gasto mas a mensagem é bastante atual:
http://www.youtube.com/watch?v=5oASGAAVy1k
Abraços,
Prof. Fernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário